Conheça a história da Angelica, que através da curiosidade e da vontade de aprender conseguiu se reconectar com o que ama
Desde muito cedo Angelica sempre soube que sua grande paixão era o artesanato, a possibilidade de criar com as próprias mãos. Ainda criança aprendeu crochê, tricô e fez curso de pintura em tecido. Quando adulta pensou até em fazer curso de costura, desejo que já cultivava há anos, mas foi impedida pela insegurança, por duvidar da própria capacidade. Ao contrário do que ela poderia imaginar, o impulso que faltava veio de uma pandemia que paralisou o mundo. Frente a pedidos de máscaras de proteção, a artesã recuperou uma máquina de costura que guardava há 25 anos e fez desse processo, uma descoberta de si mesma: “a pandemia veio e me tirou do escuro”.
Formalmente Angelica trabalha com estética, mas tudo que fez e faz sempre foi fruto da curiosidade e da vontade de saber mais. Foi assim que deixou o trabalho que mantinha há 15 anos para fazer um curso profissionalizante e se tornar cabeleireira. Foi assim que, mais tarde, aproveitou a baixa no movimento de seu salão de beleza, instalado nos fundos de sua casa, e começou a sua faculdade de enfermagem. E também foi assim que começou o seu trabalho com a economia criativa, através de vídeos na internet, onde aprendeu a fazer laços artesanais.
Para mim o artesanato é uma realização! A gente põe amor e carinho ali. Às vezes pode não dar a renda que eu queria, mas é uma realização, eu faço porque eu realmente gosto.
Angelica
O seu negócio surgiu da visão empreendedora, quando Angelica percebeu, ao fazer laços para sua afilhada, que a grande quantidade produzida não precisava ser estocada, mas poderia ser vendida. Hoje, o nome de sua marca, Angels Laços e Fitas, remete a muito mais do que um produto. São dos laços criados com as clientes que veio a coragem de buscar se reinventar: “As minhas clientes acabam me inspirando a estar sempre me inovando”. A feira de economia criativa atua na sua carreira mais como uma vitrine do trabalho realizado, mas é dos contatos ali feitos que se fundamenta o negócio.
A produção de máscaras, que começou em meio à pandemia de Covid-19 acabou se tornando sua fonte de renda por meses, e depois deu lugar a outros produtos como toucas higiênicas e necessaires. Embora não dependa totalmente do artesanato que produz, ele agrega de forma significativa na renda mensal, sendo muitas vezes mais lucrativo que a sua função de cabeleireira e manicure. “Hoje eu faço mais artesanato do que a minha própria profissão”, comenta.
Para Angelica, a sua teimosia a leva mais longe, e é assim que ela se mantém ativa em direção aos seus objetivos, tentando e testando novas ideias diariamente, e buscando sempre a perfeição em seus novos produtos e habilidades. Hoje ela faz trabalhos que nunca imaginou que faria. A transformação não foi apenas no produto, mas na forma de se enxergar. “Cada um tem seu brilho, a gente não pode deixar se abater”, lembra Angelica.
Conheça os produtos da Angels Laços e Fitas através da loja online, do Facebook e do Instagram.
Você também pode tirar dúvidas e fazer encomendas na Angels Laços e Fitas através das redes sociais, pelo WhatsApp ou ainda na Feira de Economia Criativa Bauruense!
Aos domingos, das 8h às 12h, na Praça da Copaíba (Av. Getúlio Vargas)
Siga a Angels Laços e Fitas nas redes sociais!