Início » Empreendedor cultural: perfil e formação profissional

Empreendedor cultural: perfil e formação profissional

Esse artigo foi produzido para o IV ENECULT (Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura) tendo como tema central o indivíduo empreendedor cultural, aquele que cria, organiza, gerencia e desenvolve empreendimentos culturais.

O artigo inicia-se fazendo menções à arte como recurso, para melhorias sócio-políticas e econômicas na sociedade.Na sequencia são citados os profissionais responsáveis pela criação, difusão e organização das artes, sendo que no Brasil esses “intermediários culturais” (administrador cultural, agente cultural e mediador cultural) são conhecidos como produtor cultural ou gestor cultural, apontando que no nosso país não há uma tradição na formação de gestores.

No artigo também são expostas concepções de “empreendedores” para economia, sociologia e psicologia, até chegar à cultura, conceito que surgiu na década de 80 indicando o “papel do empreendedor na formação e sustentação de organizações culturais sem fins lucrativos”. Segundo a autora, o empreendedor cultural tem grande importância na cadeia da indústria criativa, pois é ele quem expande as atividades da cadeia, fazendo a distribuição e venda do produto ou do serviço cultural.

Na sequencia do artigo, a autora aponta as principais características de um empreendedor cultural e aponta princípios e iniciativas que o Governo poderia tomar para auxiliar no desenvolvimento das organizações empreendedoras.

Por fim, são apontadas iniciativas de universidades e entidades para a formação desses empreendedores culturais.

 

*Autor(es): Tania Maria Vidigal Limeira | *Ano: 2008

*Resenha: Natália Dário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *