Início » Mais definições em trânsito: Indústrias Criativas

Mais definições em trânsito: Indústrias Criativas

Esse pequeno artigo faz parte de um trabalho pedido por Maria Cândida Ferreira de Almeida aos alunos de Teorias da Cultura II do curso de Pós-graduação Cultura e Sociedade da Facom-UFBA. Nesse trabalho Mário Ferreira Pereira trata do tema Indústrias Criativas.

Márcio faz uma espécie de introdução ao tema, dando sua definição (definida pelo Departamento de Cultura, Mídia e Esporte do Governo Britânico), explicando suas características e destacando as atividades que compõe as indústrias criativas, apontando para o fato dessas serem centradas na produção de textos, imagens e símbolos.

Márcio afirma que as atividades econômicas que compõe as Indústrias Criativas não são novas, mas que com a globalização e o surgimento da sociedade de informação, essas atividades ganharam dimensões social e econômicas novas e aponta que o terma “Indústrias Criativas” varia de acordo com o contexto e país em que é utilizado.

Por fim é apontado que a tecnologia afeta as Indústrias Criativas de determinadas formas e que as inovações tecnológicas ressaltam e facilitam a criativa, mas são incapazes de impulsioná-la.

 

*Autor(es): Márcio Ferreira Pereira  | *Ano: 

*Resenha: Natália Dário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *