Elaborada em 1989, a recomendação da UNESCO foi fruto da 25a reunião da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Inicialmente, o texto apresenta algumas considerações sobre a cultura tradicional e popular, como a sua importância ao ser parte integrante do patrimônio cultural, seu papel na história dos povos e sua capacidade de criação e afirmação da identidade, considerando também a necessidade de governos que ajudem a salvaguardar tal patrimônio universal.
A Conferência Geral, antes de apresentar as recomendações, sugere aos Estados-membros formas de aplicar as disposições, como, por exemplo, adotando medidas legislativas.
A recomendação define o que é cultura tradicional e popular, com quais medidas os Estados-membros poderiam conservá-la e protegê-la, como seria possível difundir seu conteúdo e qual papel a comunidade internacional poderia exercer para “intensificar a cooperação e os intercâmbios culturais”.
No geral, são feitas sete recomendações, sendo algumas delas subdividas em mais algumas medidas, visando assegurar a proteção da cultura tradiconal e popular além das fronteiras nacionais.
*Autor(es): UNESCO | *Ano: 1989
*Resenha: Gabriela Arroyo