Esse artigo é resultado de uma pesquisa realizada pelos autores a fim de identificar qual o significado do trabalho nas indústrias criativas.
Inicialmente, os autores introduzem algumas definições de trabalho e posteriormente apresentar o objetivo do artigo: identificar a centralidade do trabalho; analisar os fatores descobertos e; verificar as relações desses fatores.
Na sequencia, os autores trazem explicações sobre pesquisar já feitas a respeito do significado do trabalho (mas não em indústrias criativas; vale ressaltar que a pesquisa de Bendassolli e Borges-Andrade é a primeira nessa área), uma realizada pelo grupo Meaning of Work Team e a outra pelos pesquisadores canadenses Morin e Dassa. Os autores explicam, portanto, que tomaram como base a pesquisa de Morin e Dassa, citando os métodos utilizados na pesquisa, assim como a seleção de participantes e os procedimentos para a análise de dados.
Posteriormente no artigo, os autores expõem os resultados da pesquisa, de acordo com as variáveis e perguntas utilizadas, através de explicações, gráficos e tabelas. Entre os resultados, são selecionados três aspectos que mais chamaram a atenção para fazer uma discussão final sobre eles.
Por fim, os autores destacam a importância de pesquisas sobre trabalho nessa área e destacam que como essa pesquisa foi realizada com trabalhadores do Estado de São Paulo, os resultados podem ser diferentes em pesquisas nas mais regiões brasileiras.
*Autor(es): Pedro Bendassolli /Jairo Eduardo Borges-Andrade | *Ano: 2011
*Resenha: Natália Dário