O Projeto Conexões de Teatro Jovem, versão nacional do renomado Connections, do National Theatre de Londres – Inglaterra, está entre os finalistas, na categoria teatro, do Prêmio Brasil Criativo. Os três primeiros colocados saíram de uma votação pública realizada pela internet. No Brasil, o Projeto é resultado de uma parceria criativa entre Cultura Inglesa São Paulo, British Council Brasil, Colégio São Luís, National Theatre de Londres e Escola Superior de Artes Célia Helena. Com a proposta de incentivar o teatro feito por jovens, encontra-se em sua 8ª edição e tem a participação de estudantes de 12 a 19 anos de escolas públicas e privadas.
O prêmio, promovido pelo Ministério da Cultura, tem por objetivo reconhecer, apoiar e difundir projetos ou iniciativas que usam a criatividade como solução para o desenvolvimento da Economia Criativa no Brasil. A premiação contemplará 22 diferentes categorias em áreas como moda, gastronomia, games, música, teatro, dança, circo, design, arquitetura, patrimônio, arquivos, museus, artesanato, etc.
Após a inscrição dos projetos, em agosto, foi feita a pré-seleção pelos curadores, no início de outubro, quando o Conexões concorreu com projetos de todo País, ficando entre os seis semifinalistas na categoria teatro. Entre os dias 27 de outubro e 10 de novembro, o publico pode escolher os três finalistas, por meio de uma votação online. A próxima etapa será a seleção final, na qual os curadores escolherão um entre três trabalhos de cada categoria.
Os vencedores serão anunciados em cerimônia no Auditório Ibirapuera, no dia 3 de dezembro, e receberão um prêmio em dinheiro e 40 horas de capacitação em sua área, com objetivo de aprimorar e fortalecer o seu empreendimento, além do reconhecimento do Ministério da Cultura pela consistência do projeto.
Os jovens envolvidos no Conexões passam por um intenso processo de aprendizagem, com leitura de textos inéditos escritos especialmente para eles por dramaturgos renomados, workshop com autores, ensaios das peças orientados por diretores profissionais e as apresentações na Mostra Conexões.
Fonte: Max Press