A partir do dia 14 de dezembro, o bairro da Ribeira, em Salvador, vai ganhar um espaço dedicado à cultura baiana. O mercado “Iaô” (que, em Iorubá, significa iniciação) vai funcionar na área externa da antiga fábrica de Linhos Nossa Senhora de Fátima. O local pretende reunir diversas linguagens artísticas, gerar oportunidades para diferentes ramos da economia criativa e vai funcionar todos os domingos.
O espaço traz a proposta de funcionar como centro de referência em economia criativa, artes e entretenimento para os moradores de Salvador, com reflexo no turismo cultural baiano, além de cumprir a função de fazer da cultura um fio condutor para a inclusão socioeconômica e desenvolvimento social. A iniciativa é da associação fábrica cultural, que tem como presidente Margareth Menezes.
Entre os objetivos do mercador está o reforço das possibilidades de divulgação e valorização da produção cultural da região da Península de Itapagipe, onde se concentra a atuação da Fábrica Cultural, e propor um novo olhar sobre a Cidade Baixa. A ideia é que o Mercado Iaô impulsione a captação de recursos para a reforma do casarão propriamente dito, cedido pelo Governo do Estado para a Fábrica, e este venha a se tornar um centro de referência em cultura para a cidade.
Parceria
Na manhã desta sexta-feira (21), Margareth Menezes foi recebida pelo presidente da Rede Bahia, Antônio Carlos Magalhães Júnior. Na ocasião, eles assinaram um documento que oficializa o apoio da Rede Bahia ao projeto.
O Mercado Iaô irá ocupar um espaço de 7 mil m², com a reunião de expositores de artesanato, moda, decoração, gastronomia, antiguidades, literatura, artes plásticas, música, entre outras linguagens artísticas. Juntos, eles irão compor uma proposta inédita de ocupação criativa de um espaço que, futuramente, se tornará a nova sede da Fábrica Cultural.
Programação
Entre as inúmeras atrações do Mercado Iaô, estarão 50 expositores de artesanato que têm em comum a inspiração na identidade da Bahia; uma ala de gastronomia com 20 expositores, entre restaurantes e chefs de cozinha; um espaço infantil onde acontecerão atividades formativas, como contação de histórias; e um espaço artístico cultural, onde acontecerão apresentações de música, arte, teatro e poesia, com destaque para as atrações musicais principais que sobem no palco entre 16h e 18h30.
A cada domingo, o Mercado Iaô terá uma nova programação, com diferentes atrações e convidados. De acordo com o projeto inicial, a feira criativa funcionará durante um ano, até dezembro de 2015.
Fonte: G1 Bahia