A organização prioriza valores essenciais para se desenvolver no cenário empresarial ao ressaltar a sustentabilidade ambiental, econômica e social.
Por Vitoria Pereira
A Enactus é uma organização sem fins lucrativos que opera no âmbito internacional, motivando as pessoas sob a ótica de ações empresariais que podem mudar o mundo. De acordo com o coordenador do programa, Gabriel Cattaruzzi, a Enactus surgiu em 1975 pelo nome de SIFE (Students in Free Enterprise), no Texas (EUA), com o objetivo de desenvolver projetos de empreendedorismo social e mudou seu nome para Enactus em 2012.
A Enactus Brasil está entre os 36 países que operam o programa Enactus, atuando de forma a inspirar os alunos a praticar ações voluntárias através do empreendedorismo. O desenvolvimento comunitário da organização consiste na estruturação de projetos que serão elevados com práticas empreendedoras, contribuindo na transformação das pessoas contempladas e também dos alunos que evoluem para futuros líderes.
O time da Enactus Brasil é composto pela Presidente Joana Rudiger, o Gerente de Programa, Vitor Ungari, a Gerente Administrativo Financeiro, Dianne Cardoso e os coordenadores do programa, Francielle de Oliveira e Gabriel Cattaruzzi.
Para propagar a mensagem da organização são realizados eventos nacionais que ocorrem anualmente e recebem estudantes, empresários, agentes do governo e líderes de organização. Nos dias da comemoração é realizado uma colaboração para tratar sobre diversos assuntos e compartilhar os progressos na área empresarial.
Ocorre também uma competição com 120 universidades de todo o Brasil, com o prêmio do título de Campeão Nacional. Além de representar o Brasil na Enactus World Cup; a celebração e inovação concentram as atividades no partilhamento de ideias e incentivo a diversas possibilidades de progresso humano.
Para participar da Enactus é necessário estar matriculado em uma Instituição de Ensino Superior, como aluno de graduação ou de pós- graduação. Vale ressaltar que cada Enactus tem um processo seletivo diferente.
Enactus em Bauru
Na Unesp de Bauru há o time Enactus que partilha a missão de observar oportunidades e auxiliar no desenvolvimento de projetos sustentáveis na cidade, com a visão de obter em julho de 2019, projetos que sejam autossustentáveis.
Segundo a própria organização, a intenção é que estes projetos sejam socialmente justos, economicamente viáveis e ambientalmente corretos. Em vista disso, há um conjunto de valores que precisam ser trabalhados para dar rumo aos projetos como: sustentabilidade, respeito, liderança, confiança e inovação.
A Enactus de Bauru desempenha a economia colaborativa nas diretorias e nos projetos. De acordo com Felipe Lopes, membro da diretoria de prospecção, para aplicar o conceito a diretoria do financeiro “distribui trufas para que possamos vender pela faculdade com o objetivo de arrecadar dinheiro para arcar com os custos do time e dos projetos”, aponta.
Em vista disso, é importante ressaltar a relação de troca que acontece entre as pessoas que ajudam e as que recebem , pois o “objetivo final é que o projeto seja autossustentável, e isto começa aos poucos, onde vendemos os produtos produzidos e o dinheiro das vendas voltam para a comunidade”.
Revisão: Camila Gabrielle