Esse artigo, produzido por Guiomar Alonso e publicado na revista “Pensamiento Iberoamericano” trata da criatividade como uma oportunidade de crescimento para os países em desenvolvimento.
O autor inicia seu artigo citando o surgimento do conceito de economia criativa e passa a focalizar na questão da criatividade como forma de produção ao invés da mão de obra de indústrias tradicionais, citando os benefícios dessa criatividade e de uma economia criativa, assim como exemplo de região criativa – Helsinki.
Na sequência, o autor expõe a criatividade como parte de uma nova economia e disserta sobre as mudanças de valores que ocorreram na sociedade, que permitiram o surgimento desse novo modelo econômico, baseado na criatividade.
Na maior parte da obra, o autor fala sobre o projeto “Alianza Global para la Diversidade Cultural” lançado em 2001, expondo os objetivos, as características, os eixos que suportam a “Alianza”, assim como exemplificar diversos projetos promovidos por ela.
Por fim, o autor conclui o artigo expressando que a questão criativa – como a de “classe criativa” e “cidade criativa”- está em crescimento, e que a “Alianza Cultural” é de suma importância para os processos de produção e comercialização de bens culturais, capaz de promover a diversidade cultural.
*Autor(es): Guiomar Alonso | *Ano: 2009
*Resenha: Natália Dário