Artigo submetido ao Liinc em Revista em 2011, tem objetivo de propor o “Programa Nordeste Criativo” para o desenvolvimento regional do Nordeste.
O artigo inicia-se abordando o tema do “desenvolvimento”: abordagens antigas, atuais, concepções sobre o desenvolvimento, citação de autores sobre o tema, chegando à questão nordestina como “celeiro da criatividade brasileira” com grande capacidade de desenvolvimento.
Na sequencia, os autores passam a abordar às indústrias criativas, definindo-as e mostrando seus setores, assim como as afirmações da UNCTAD a respeito da ascensão da economia criativa. É abordada a questão de como as indústrias criativas podem promover o desenvolvimento regional.
Os autores passam então a mostrar o “Programa Nordeste Criativo” elaborado por eles. Esse projeto “tem por objetivo criar estratégias de fomento às indústrias criativas da região nordeste” a partir de dois sub-projetos: o Observatório das Indústrias Criativas – desenvolvimento de pesquisas e geração de conhecimento – e o Birô de Negócios Criativos – estruturação de ambientes para a promoção e fortalecimento da cadeia produtiva das indústrias criativas. Os autores, na sequencia do artigo, explicam como se deu a pesquisa para realizar esse projeto, mostram os objetivos e comentam que foram selecionados “dez territórios criativos” no nordeste brasileiro.
Por fim é ressaltado que o Estado é capaz de formular políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do Nordeste no que diz respeito à criatividade e é firmado que o “Programa Nordeste Criativo” tem a capacidade de contribuir para uma nova mentalidade a respeito do nordeste brasileiro.
*Autor(es): Cláudia Sousa Leitão / Luciana Lima Guilherme / Luiz Antônio Gouveia de Oliveira / Raquel Viana Gondim
*Ano: 2011
*Resenha: Natália Dário