Início » O papel estratégico da economia criativa e das novas tecnologias de comunicação para o desenvolvimento regional

O papel estratégico da economia criativa e das novas tecnologias de comunicação para o desenvolvimento regional

  • por

O artigo tem como objetivo apresentar o tema das indústrias criativas, destacando seu potencial de desenvolvimento regional

Inicialmente é feita a definição de indústrias criativas, mostrando os setores envolvidos, com destaque para a transformação de uma economia industrial para uma ligada à geração de ideias. Na sequência são apresentados exemplos de diversos países que se destacaram no tratamento das indústrias criativas ssim como dados estatísticos demonstrando a importância mundial dessa nova economia.

O autor também trata, brevemente, da questão das incubadoras culturais, ressaltando que nem sempre há a necessidade de utilizá-las, podendo as indústrias criativas estarem fisicamente espaçadas e traz a ideia de fomentar a formação de gestores culturais. Em seguida, o autor trata sobre o novo cenário criativo no que diz respeito ao Rádio e a Televisão.

Por fim, o aturo cita o caso da cidade chinesa de Dafen e finaliza o artigo com as ideias de quem os países emergentes devem aproveitar o talento dos trabalhadores, visando potencializar a cultura e que a universidade é um ótimo ambiente para o debate sobre as indústrias criativas.

 

*Autor(es):  Moisés dos Santos | *Ano: 2006

*Resenha: Natália Dário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *