Artigo publicado nos Cadernos EBAPE.BR da Fundação Getúlio Vargas e aborda a questão da aprendizagem para as organizações que atum no setor de atividades culturais e artísticas. O artigo foca na questão da mão de obra no que diz respeito ao aprendizado e a qualificação dos profissionais.
O artigo inicia-se fazendo uma introdução ao setor criativo, definindo indústrias criativas e abordando a situação dessas na Grã-Bretanha, Brasil e América Latina. Em seguida, são citadas quatro perspectivas a partir das quais pode-se analisar esse setor criativo e também comenta que há “vários problemas e tensões não resolvidas neste terreno”, citando-as.
Na sequencia, é abordada a questão da aprendizagem dos trabalhadores do setor criativo, tratando do investimento na formação desses profissionais. Cita-se que no Brasil não há disciplinas que tratem do tema Gestão Cultural nas universidades e que uma alternativa para a capacitação desses profissionais é o investimento em MBAs. É comentado também no artigo os investimentos feitos pelo Governo na capacitação dos gestores culturais.
No decorrer do artigo são explicados diversos modos de aprendizagem como a “aquisição ou desenvolvimento individual”, a “aprendizagem informal” e as “comunidades de prática”.
Por fim, conclui-se que há a necessidade de se investigar “como ocorrem as práticas e os processos de aprendizagem de diferentes profissionais que atuam no setor artístico cultural no Brasil sob a perspectiva da aprendizagem baseada em prática”.
*Autor(es): Leonardo Flach / Claudia Simone Antonello | *Ano: 2011
*Resenha: Natália Dário