O Rio Criativo, programa da Secretaria de Cultura em parceria com a Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), o Ministério da Cultura e o Ministério das Comunicações, lança, nesta terça-feira (11/11), o 2º edital de incubação para selecionar 16 empreendimentos que serão beneficiados com permanência de 18 meses na incubadora. O Programa é a principal plataforma para a economia criativa do estado, estimulando o empreendedorismo e oferecendo uma série de serviços de apoio à geração, à consolidação e ao fortalecimento de empreendimentos sustentáveis.
Os selecionados terão direito a salas compartilhadas; infraestrutura de uso coletivo de salas de reuniões, auditório, copa e demais instalações da incubadora; e serviços de recepção, internet, segurança e limpeza das áreas comuns. Eles também vão receber R$ 60 mil para a contratação de serviços de consultorias e assessorias especializadas.
Podem participar da chamada pessoas jurídicas e físicas – sendo estas obrigada a formalizar seu empreendimento em no máximo 3 meses a partir da data de seleção – residentes ou sediadas no estado do Rio de Janeiro e que estejam adimplentes com as obrigações fiscais previstas em lei. O empreendedor deverá desenvolver atividades de conteúdo inovador em um dos setores da Economia Criativa – Artes Cênicas, Música, Artes Visuais, Literatura e mercado editorial, Audiovisual, Animação, Games, Software aplicado à economia criativa, Publicidade, Rádio, TV, Moda, Arquitetura, Design, Gastronomia, Cultura Popular, Artesanato e Turismo Cultural – e propor um produto ou serviço viável economicamente.
Para participar da chamada pública, basta fazer a inscrição no portal da Secretaria de Cultura (www.cultura.rj.gov.br) até as 18h do dia 24 de novembro.
Link para o edital:
http://www.cultura.rj.gov.br/editais/CP062014.php
Fonte: Rio Criativo