A partir de aulas na Faculdade Fucapi, um grupo de alunos do curso de Design criou um negócio voltado para a customização de roupas atrelada aos conceitos de design de moda. Trata-se da empresa ‘Moda de Cabide’, recém-lançada para atender a um público que busca acompanhar o ritmo acelerado da moda e das tendências, mas com preço acessível.
A professora do curso de Design da Faculdade Fucapi, Narle Teixeira, explicou que tem trabalhado o conceito de economia criativa ainda na perspectiva da graduação. Desse modo, no primeiro semestre de 2014, lançou o desafio da disciplina ‘Projeto em Design’ para a criação de produtos ou negócios no campo da economia criativa.“Para tal, fiz algumas aulas para eles sobre o que é esse campo, exemplos de projetos de Design caracterizados como economia criativa e um pouco de políticas públicas”, destacou.
A aluna do curso de Design, Alessandra Claudine, junto com os colegas Álex Borges e Jussara Amorim teve a ideia do negócio. “Nosso objetivo é levar a customização para o público que mais consome moda que, segundo nosso levantamento, é composto pelo público B e C. Muitas vezes, esse público não consegue acompanhar a velocidade da moda e nem do ciclo de consumo”, afirmou Claudine.
Segundo ela, o nome ‘Moda de Cabide’ foi escolhido porque a ideia do negócio é trabalhar o próprio guarda-roupa do cliente. “Fizemos um estudo com levantamento de informações sobre o consumo de moda e percebemos que o público feminino consome mais moda, mas o masculino também está absorvendo os produtos, especialmente a camiseta Galaxy, que é uma novidade da marca”, explicou.
O grupo de jovens empreendedores da Economia Criativa já está tentando se alocar em uma incubadora de Manaus, a fim de ampliar o pequeno negócio. “Já estamos firmando parcerias e há, inclusive, um investidor interessado”, disse.
Fonte: PORTAL D24am