Início » Indústria Criativa x Economia Criativa: Qual a diferença?

Indústria Criativa x Economia Criativa: Qual a diferença?

Conheça as diferenças entre estas áreas e como se profissionalizar

 

Por Camila Gabrielle e Matheus Rodrigo

 

A economia Criativa e a Indústria Criativa são motivos de debate entre os estudiosos de produções criativas. As discussões tratam das diferenças que envolvem ambos os conceitos assim como também falam sobre as definições dadas à indústria  que cria material inovador e a economia que fomenta criatividade.

O conceito de Economia Criativa é recente. Pensado a partir dos anos 90 em ambientes universitários, a área recebeu destaque em 2001 com o lançamento do livro “The Creative Economy”, de John Howkins. Na obra, discute-se  inovação e  criatividade como forma de geração de renda e produção de valores econômicos

A indústria criativa, por sua vez, é apontada como um setor do mercado que trabalha com os valores consolidados pela economia criativa. Nela, se encontram as indústrias produtoras de bens intelectuais e culturais como indústrias de cinema, moda, design, arquitetura e turismo.

Docente da Unesp e coordenador do projeto Neocriativa- Grupo de estudo que mapeia produções criativas e culturais em Bauru-, Juarez Xavier afirma que a  economia criativa tem um conceito amplo “A área contém tanto as produções de indústrias criativas consolidadas no mercado quanto também as produções de setores subalternos que geram renda como subsistência”, esclarece.

A consultora de economia criativa do Sebrae, Patricia Zucarri, salienta a cadeia de valor de produções criativas: criação, produção e distribuição dos produtos e serviços. Ela ainda cita o exemplo dado pelo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU)de 2010 sobre a indústria televisiva do Líbano, que tem 280 milhões de espectadores ao redor do mundo árabe. A indústria criativa tem feito sucesso na economia do país com festivais famosos de audiovisual sendo organizados na capital Beirute e com  cursos universitários que tratam do tema se tornando cada vez mais populares em instituições libanesas.

Atualmente, a formação criativa tem passado por uma expansão e um dos motivos para isso é a profissionalização da área. Cursos sobre o tema têm sido oferecidos ao redor do mundo e o público tem aumentado exponencialmente ao terreno criativo fértil.

 

 

Cursos em Indústria Criativa

 

Se você se interessa pela área de Indústrias Criativas, não se esqueça da importância de se profissionalizar para o mercado de trabalho. Por isso, separamos alguns cursos que irão te ajudar. Confira!

 

Curso Senai

Curso voltado para o desenvolvimento de novas ideias e criatividade dentro da Indústria. Os principais focos são em Design, Audiovisual, Vestuário e outros.

http://www.cursosenairio.com.br/link-industria-criativa,8.html

 

Curso ESPM Sul

Focado no desenvolvimento dos alunos, o curso da ESPM pode abordar TV, Cinema, Moda, Audiovisual e outros.

http://industriacriativa.espm.br/cursos/

 

Curso FGV

Este curso é focado em Economia Criativa e Cidades Criativas. O público-alvo são gestores e empreendedores do cinema, audiovisual, propaganda, softwares e outros.

http://pec.fgv.br/cursos/economia-criativa-e-cidades-criativas

 

Curso Unisinos

A Escola de Indústrias Criativas propõe um curso de inovação em pesquisa e práticas da Indústria Criativa.

http://www.unisinos.br/escola-da-industria-criativa

 

Curso Sebrae

O curso é voltado para a Economia Criativa e pode ser realizado em diversas cidades do país. O foco é em design, audiovisual, cinema e outros.

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/segmentos/economia_criativa

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *